”“Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça de pessoas que pensam diferentemente. Compartilho meus pensamentos para mostrar às pessoas que já pensam como eu, que elas não estão sozinhas.” (autor não identificado)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Memória: 52 anos da morte de Jawaharlal Nehru


A Índia dos últimos quinze anos é um país em franco desenvolvimento. Se considerarmos as projeções contidas no "Building Better Global Economic Brics", relatório elaborado pela equipe do economista norte-americano Jim O’Neill, em 2050 o país asiático será a terceira economia do mundo, atrás apenas da China, que será a 1ª, e dos Estados Unidos. Ainda segundo o relatório, considerando o bloco econômico avaliado, a Índia será o grande pólo industrial e de tecnologia.

Jawaharlal Nehru nasceu em Allahabad no dia 14 de novembro de 1889. Concluiu seus estudos superiores na Universidade de Cambridge e retornou à terra natal para exercer a advocacia, mas logo ingressou na política, encaminhado por seu pai, Motilal Nehru, que era dirigente do congresso índiano.Tinha grandes laços de amizade com Gandhi e com este partilhava o princípio de não- agressão como modo revolucionário (Satyagraha* ou "caminho da verdade").

Nehru foi um atuante primeiro-ministro da Índia desde sua independência, em 15 de agosto de 1947, até o dia de sua morte, em 27 de maio de 1964.

Jawaharlal Nehru foi um grande líder socialista e planejou um projeto desenvolvimentista onde se aplicaria o que de melhor houvesse no capitalismo associado ao que de melhor houvesse no socialismo. Sonhava com uma índia socialista, rica e moderna. Nehru também era apaixonado pelas crianças pelas quais era chamado de Chacha** Nehru.
Além de político de primeira grandeza, sendo notabilizado como grande estadista, Pandit*** Nehru, como também era chamado pelo povo, tinha uma visão muito moderna de desenvolvimento, tanto que dedicou parte substancial de seus esforços em projetos que visavam o desenvolvimento industrial e a modernização da Índia.

Notas:
* Termo sânscrito: santya=verdade e graha= firmeza, constância.
** Em pesquisa (provavelmente significa tio mais novo por parte de pai).
*** Termo sânscrito: professor, estudioso.

"Hoje, vemos a Índia como um local onde o futuro está a ser moldado: uma terra de indivíduos brilhantes, de novas tecnologias, investigação, inovação e indústrias de ponta. É esta a Índia que eu gostaria de motivar para uma cooperação cada vez maior com Portugal."

Aníbal Cavaco Silva – Presidente de Portugal.

Decorridos mais de meio século, podemos constatar que as sementes plantadas pelo grande estadista germinaram e os frutos já começam a ser colhidos. 

Até 2050, se as projeções da equipe do economista Jim O’Neil estiverem corretas, estará consolidado o sonho de Nehru: uma Índia moderna rica e socialmente justa.

Menos de dois anos após seu falecimento, sua filha Indira Gandhi assumiu o cargo de primeira-ministra, substituindo a Lal Bahadur Shastri, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo na Índia. Indira governou o país em duas ocasiões: entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário